sábado, 26 de março de 2011

A expansão da revolução industrial

A partir de Inglaterra ,a  revolução foi-se alastrando a outras regiões. por volta de 1870 ocorreu, em diversos países,uma segunda revolução industrial marcada pela aplicação de novas formas de energia,por novas industrias e muitas invenções técnicas.

As novas potencias industriais
  

Ao longo do século XIX,sobretudo a partir de 1870,a revolução industrial alastrou-se a outros países da Europa,aos estados unidos e ao Japão.
na Europa ,depois da Inglaterra e da Bélgica,a Alemanha e a França foram países onde as industrias mais se desenvolveram:
-A Alemanha,rica em matérias primas,dedicou-se as industrias metalúrgicas,nos fim do século XIX,o sector industrial apresentou um grande desenvolvimento,sobretudo na industria do algodão e dos produtos químicos. 
-A França desenvolveu-se sobretudo após a queda de Napoleão, a partir de 1840,avançou com a construção da rede de caminhos-de-ferro e desenvolveu os sectores da exploração mineira e da metalurgia.
Na segunda metade do século XIX,os Estados Unidos da América tinham muita população jovem e muita mão-de-obra vinda de imigrantes europeus.o país era muito rico em matérias primas e após a construção do caminho-de-ferro o comercio interno desenvolveu-se contribuindo para o aparecimento de novas industrias,sobretudo nos sectores da metalurgia e do têxtil algodoeiro. Este país destacou-se ainda pelas inovações na ciência e nas técnicas.
O Japão começou a sua industrialização nos finais do século XIX.Este pais tinha,até, então,uma economia com caracterização feudais, mantendo-se afastando-se do ocidente.Quando os Americanos tentaram obriga-lo,pela força,a abrir os seus portos de comercio,o imperador japones resolveu iniciar uma revolução para modernizar o pais, iniciando a era meiji.

Sem comentários:

Enviar um comentário