sábado, 26 de março de 2011

bibliografia
livro (descobrir a Historia 8)
WWW. Wikipedia. PT
conclusão

Neste trabalho aprendi o que foi a expansão da revolução industrial ..
a revolução a partir de Inglaterra  foi-se alastrando para outra regiões.
por volta de1870 ,em diversos países,uma segunda revolução industrial marcada pela aplicação de novas formas de energia. cnicas.

As consequências da Revolução Industrial


A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada; as populações passaram a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam a sua força de trabalho em troca de um salário.
Outra das consequências da Revolução Industrial foi o rápido crescimento economico. Antes dela, o progresso econômico era sempre lento (levavam séculos para que a renda per capita aumentasse sensivelmente), e após, a renda per capita e a populaçao começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história. Por exemplo, entre 1500 e 1780 a população da Inglaterra aumentou de 3,5 milhões para 8,5, já entre 1780 e 1880 ela saltou para 36 milhões, devido à drástica redução da mortalidade infantil.
A Revolução Industrial alterou completamente a maneira de viver das populações dos países que se industrializaram. As cidades atraíram os camponeses e artesãos, e se tornaram cada vez maiores e mais importantes.
Na Inglaterra, por volta de 1850, pela primeira vez em um grande país, havia mais pessoas vivendo em cidades do que no campo. Nas cidades, as pessoas mais pobres se aglomeravam em subúrbios de casas velhas e desconfortáveis, se comparadas com as habitações dos países industrializados hoje em dia. Mas representavam uma grande melhoria se comparadas as condições de vida dos camponeses, que viviam em choupanas de palha. Conviviam com a falta de agua encanada, com os ratos, o esgoto formando riachos nas ruas esburacadas.
O trabalho do operário era muito diferente do trabalho do camponês: tarefas monótonas e repetitivas. A vida na cidade moderna significava mudanças incessantes. A cada instante, surgiam novas máquinas, novos produtos, novos gostos, novas modas.

A expansão da revolução industrial

A partir de Inglaterra ,a  revolução foi-se alastrando a outras regiões. por volta de 1870 ocorreu, em diversos países,uma segunda revolução industrial marcada pela aplicação de novas formas de energia,por novas industrias e muitas invenções técnicas.

As novas potencias industriais
  

Ao longo do século XIX,sobretudo a partir de 1870,a revolução industrial alastrou-se a outros países da Europa,aos estados unidos e ao Japão.
na Europa ,depois da Inglaterra e da Bélgica,a Alemanha e a França foram países onde as industrias mais se desenvolveram:
-A Alemanha,rica em matérias primas,dedicou-se as industrias metalúrgicas,nos fim do século XIX,o sector industrial apresentou um grande desenvolvimento,sobretudo na industria do algodão e dos produtos químicos. 
-A França desenvolveu-se sobretudo após a queda de Napoleão, a partir de 1840,avançou com a construção da rede de caminhos-de-ferro e desenvolveu os sectores da exploração mineira e da metalurgia.
Na segunda metade do século XIX,os Estados Unidos da América tinham muita população jovem e muita mão-de-obra vinda de imigrantes europeus.o país era muito rico em matérias primas e após a construção do caminho-de-ferro o comercio interno desenvolveu-se contribuindo para o aparecimento de novas industrias,sobretudo nos sectores da metalurgia e do têxtil algodoeiro. Este país destacou-se ainda pelas inovações na ciência e nas técnicas.
O Japão começou a sua industrialização nos finais do século XIX.Este pais tinha,até, então,uma economia com caracterização feudais, mantendo-se afastando-se do ocidente.Quando os Americanos tentaram obriga-lo,pela força,a abrir os seus portos de comercio,o imperador japones resolveu iniciar uma revolução para modernizar o pais, iniciando a era meiji.

Indice

As consequencias da revuluçao industrial
As novas potencias da revuluçao industrial
conclusao
bibliografia

A expansão da revolução industrial

                                                 


Escola E.B.2,3/s de alfandega da fe


  capa

historia
historia

A Expansão da revolução industrial

trabalho elaborado por:
diana passos nº7
ano lectivo:2010/2011





segunda-feira, 7 de março de 2011

bibliografias


Montesquieu



Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória. Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais franceses, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.
Com a morte do pai em 1714, retornou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do Parlamento da cidade. Nesta fase,viveu sob a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte do tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux. 
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Bordeaux e, nesta fase, desenvolveu vários estudos sobre ciências. Porém, após alguns anos nesta vida, cansou-se, vendeu seu título e resolveu viajar pela Europa. Nas viagens começou a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas. Entre as décadas de 1720 e 1740, desenvolveu seus grandes trabalhos sobre política, principalmente, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo.
Em 1729, enquanto estava em viagem pela Inglaterra, foi eleito membro da Royal Society.
Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, na cidade.









rousseau





Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.
No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.
De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. 
Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.




voltaire



Voltaire fazia parte de uma família nobre francesa. Estudou num colégio jesuíta da França, onde aprendeu latim e grego.
Em 1713, foi designado como secretário da embaixada da França na cidade de Haia (Holanda). Em 1726, em função de uma disputa com um nobre francês, foi preso na Bastilha por cinco meses. Libertado, foi exilado na Inglaterra, onde viveu na cidade de Londres entre os anos de 1726 e 1728.
Retornou para a França em 1728 e começou a divulgar idéias filosóficas, desenvolvidas na fase que viveu em Londres. Estas idéias baseavam-se, principalmente, nos pensamentos de Newton e John Locke
Em 1734, publicou uma de suas grandes obras, Cartas Filosóficas, em que defende a liberdade ideológica, a tolerância religiosa e o combate ao fanatismo dogmático.
Em 1742, viajou para a cidade de Berlim, onde foi nomeado historiógrafo, acadêmico e cavaleiro da Câmara Real. Em função de conflitos, precisou sair da Alemanha e foi morar na Suíça.
Retornou para Paris em 1778, onde morreu neste mesmo ano, no dia 30 de maio.